domingo, 29 de março de 2009

É NAS HORAS DE FRAQUEZA QUE COMPREENDEMOS O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA DEPENDÊNCIA A DEUS...

A maioria de nós em algum momento da vida nos perguntamos onde estava Deus quando mais precisávamos dele. Diante de nossas fraquezas e tentações somos capazes de questionar o socorro de Deus, acreditando que ele se calou em meio as nossas angústias e tristezas.
Um dos maiores exemplos de que posso me recordar e onde encontro forças para perseverar nas horas difíceis, é o exemplo de Jó na Bíblia. Jó, em sua angústia, sentiu-se totalmente abandonado por Deus, todos zombavam dele, encorajando-o a abandonar sua fé. “Jó perseverou, no entanto, como todos nós, em alguns momentos, angustiados clamávamos por socorro a um Deus que parecia permanecer calado.”(Jó.30:19,20).
É desesperador pensar que estamos completamente sozinhos diante de nossas adversidades.
Deus quer o melhor para seus filhos, mesmo que para isso Ele precise nos disciplinar com vara, (Hebreus: 12:6, 11) e com certeza Ele não aprecia em nos ver em meio à provações, tribulações ou angústias, na verdade sofre conosco e sente a nossa dor.
Lembro-me de uma lição que meu pai me ensinou quando me deu sua última surra; Eu tinha apenas oito anos. Costumava suportar todas as provocações de meu irmão, mais neste dia eu fiquei bastante zangada e antes que pudesse refletir no que estava fazendo joguei um pedaço de madeira na cabeça dele. Meu pai ficou furioso e com toda razão. Então pegou um elástico velho que usava o bagageiro de sua bicicleta e me deu uma bela surra. Meu bumbum ficou vermelho e machucado, mais meu pai voltou para perto de mim com uma pomada nas mãos, ele chorava tanto quanto eu e cuidadosamente me explicava à razão por que havia me dado aquela surra. Ele realmente não queria fazer aquilo. Ele sabia que sofreria comigo, mas também sabia que era necessário para formação de meu caráter. Se nosso pai da terra que é tão limitado quanto cada um de nós, sofre conosco na hora da disciplina, imagine Deus, nosso pai celeste.Tenho aprendido que quando somos provados e aprovados em algum aspecto, nos tornamos mais aptos para consolar, nossos olhos ficam mais amorosos para as dificuldades alheias e nossos ouvidos mais atentos. É gratificante sentir Deus no controle de tudo. Depender de Deus requer de nós desprendimento e rendição, e isto nem sempre é fácil, por que a maioria de nós somos orgulhosos demais para aceitar o aprendizado de outras pessoas e até mesmo de aceitarmos o aprendizado de Deus. Em geral, somos auto-suficientes o bastante para só o procurarmos quando esgotamos todos os nossos próprios recursos e esforços. A maioria das pessoas só procuram Deus quando esgotam todas as suas tentativas de resolver o problema sozinho. Obedecer a Deus é um ato de fé e amor que poucos tem coragem de fazer, pois exige total confiança diante das situações complexas que não compreendemos. É fácil obedecer a Deus quando há uma garantia de que tudo vai sair bem e que não custe alguma perda ou sofrimento.
É fácil disser que queremos fazer a vontade de Deus, mas nem sempre estamos dispostos a obedecê-lo quando sua vontade é contrária a nossa.

quarta-feira, 25 de março de 2009

SENTIR DEUS...

Muitas vezes e de diversos modos nos deparamos com situações no caminho com Deus, que nos sentimos vazios e dizemos: não consigo sentir Deus! Não consigo sentir o amor de Deus! Tudo porque vivemos uma busca insaciável pelo sentir. Por vezes paramos nos sentimentos e esquecemos do que nos diz a Palavra de Deus, na carta de Paulo aos Hebreus " A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem."(Heb.11,1).
Nos perguntamos, porque não sentimos Deus em alguns momentos do nosso caminho espiritual. Poderíamos responder dentro de cada experiência que seria por procurarmos muito a satisfação pelos sentidos, mas é necessário sabermos que fé não se traduz por sentimentos, até por que sentimentos são inconstantes. Daí portanto a necessidade de nos firmarmos na fé como nos ensina Paulo e a oferecermos nossos sentimentos ao Espírito Santo, para que possamos obter respostas na fé aquilo que apresentamos ao Senhor.A pessoa humana, não é dotada apenas de sentimentos mas de ação, razão e vontade que precisam ser bem trabalhadas e estarem em harmonia pelo Espírito dando-nos resultados satisfatórios que nos tornem atentos aos apelos de Deus, favorecendo em nós a fé dom e não sentimentos.Para vivermos na fé precisamos experimentar Deus no vazio e percebemos que no vazio dos sentidos está a abundante graça do Espírito Santo que nos enche dessa presença maravilhosa e transformadora do Senhor.
Pela fé somos levados a afirmar que mesmo no vazio dos sentidos estamos inundados pela presença de Deus.

terça-feira, 24 de março de 2009

ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR (Sl :40.1)

Esperar é muito mais difícil do que andar. Esperar requer paciência, e a paciência é uma virtude rara. É bom saber que Deus constrói cercas em volta do seu povo, mas isto se considerarmos a cerca apenas do ponto de vista de proteção.
Porém, quando uma cerca é conservada e, sendo uma cerca - viva, vai crescendo tanto que impede a visão do que está do outro lado, o coração começa a imaginar se algum dia ele sairá daquele pequeno círculo de influência e serviço em que está contido. E às vezes é difícil para a pessoa entender por que não pode viver numa esfera maior.
É-lhe difícil "brilhar no seu caminho". Mas Deus tem um propósito em todos os seus impedimentos. " O Senhor firma os passos do homem bom". O homem que abrir caminho através das cercas de Deus cometerá um triste engano. Um princípio vital de orientação é que nunca devemos nos afastar do lugar onde Deus nos colocar, enquanto a Coluna de Nuvem não se mover.Quando aprendermos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante. Muitos de nós estamos sem o poder que tanto desejamos. Mas Deus nos concede pleno poder para cada tarefa que ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é desperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus.Uma pessoa que é obrigada a estar quieta, em inatividade forçada, e vê passar diante de si as ondas palpitantes da vida, será que a existência precisa lhe ser um fracasso? Não; a vitória é para ser conseguida em ficar parado: em uma espera tranqüila. E isto é muitas vezes mais difícil do que correr nos dias em que podemos estar ativos.
Requer maior heroísmo ficar ali e esperar, sem perder o ânimo nem a esperança submeter-se à vontade de Deus; deixar com os outros o trabalho e as honras dele; ficar calmo e confiante, regozijando-se, enquanto a multidão feliz e atarefada avança e vai embora.

É a vida mais elevada: "Tendo feito tudo, ficar firme".

quarta-feira, 18 de março de 2009

Lembro do dia em que te conheci
Foi como chuva de verão que veio a mim de longe assim
E inundou meu coração me deu uma nova força renovou minha fé;
me fez sair da solidão me fez sorrir acreditar;
por isso eu fiz essa canção
Como é que agora minha oração parece não te alcançar
Eu tento ouvir tua voz no coração
O teu silêncio dói bem mais Senhor do que a minha provação.
Não te sentir, não te escutar é como estar na escuridão
E ainda sim Senhor eu vou te esperar, posso confiar;
Entao vou esperar o teu amanhecer;
só vou seguir se for contigo
e não há nada que me faça desistir;
nada nesse mundo vai me impedir de ouvir tua voz .
Senhor na minha tristeza sempre ajoelhei e clamei por teu amor,;
como é que agora minha oração parece não te alcançar
E eu tento ouvir tua voz no coração
O teu silêncio dói bem mais Senhor do que a minha provação
Não te sentir não te escutar é como estar na escuridão
e ainda sim Senhor eu vou te esperar
posso confiar, então vou esperar o teu amanhecer
só vou seguir se for contigo
e não há nada que me faça desistir;
Estar contigo é bem melhor...

( Música: O Silêncio de Deus/ Metal Nobre)

domingo, 15 de março de 2009

DEUS JAMAIS SE ESQUECE DE NÓS

Até quando, Senhor, clamarei por socorro,sem que tu ouças?Habacuque 1:1-4
Quem de nós ficou sem resposta? Algum tempo atrás visitei um senhor no asilo e ele me disse: " O que me dói não é este lugar, nem o abandono. O que me dói é o silêncio que os meus queridos fazem. Eles não aparecem, não dão notícias, não sei como estão... O silêncio angustia. Como demora o silêncio dos médicos quando alguem está na mesa de cirurgia!
Como é duro o silêncio quando, depois de um acidente, precisamos aguardar a próxima notícia, sem poder fazer nada.Habacuque clama ao Senhor: Até quando? DEUS também silencia. Silenciou enquanto Abrãao caminhava até o monte para sacrificar Isaque; Abraão com certeza perguntou muitas vezes ¨por quê¨?. Até que hora H, Deus fala novamente. Como nos identificamos com esse grito ! Esse era o clamor dos salmistas Até quando, Senhor? PARA SEMPRE TE ESQUECERÁS DE MIM? ( Sl 13:1) Esse foi o clamor de Jesus na cruz: Por que me abandonaste? (Mt 27:46 Sl 22: 2) Clamar até quando ? Não é fraqueza. É certeza de saber que alguém nos ouve e que temos a liberdade de invocá-lo, intercedendo pelo povo. Quem invoca o Senhor na angústia sabe que o braço do Senhor não está encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir (Is 59:1). Ele mesmo prometeu ao seu povo :Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração (Jr 29:13)
Portanto, abra o seu coração angustiado ao Senhor!

sábado, 14 de março de 2009

O QUE NOS LEVA A FICAR SEM OUVIR A VOZ DE DEUS?

O pecado nos faz ficar surdos para com Deus.
O pecado embota os nossos ouvidos de tal forma que não escutamos aquilo que o Senhor está nos falando, mesmo que estejamos com os ouvidos perfeitos.
É necessário que exercitemos a prática saudável de ouvir a voz de Deus, de se deixar ser possuido por ela de tal forma, que venhamos a sentir necessidade todas as vezes que se aventuar o não ouvir.
"Se hoje ouvirdes a minha voz..." Diz o Senhor Deus em Hebreus.
Não podemos ser discípulos sem ouvir a voz.
A voz de Deus é unica, e a voz de Deus é poderosa.
O se acostumar com essa voz, é a diferença total em nós.
Quando o ouvimos somos levados a deixar o que fazemos e passamos a fazer tudo o que Ele quer.
Quando o ouvimos somos dirigidos e a Sua direção sobre nós é de forma extrema e amorosa.
Que possamos hoje, como em todos os dias, aguçarmos os nossos ouvidos para ouvir a doce voz de Deus,
e em momentos onde essa voz parecer sumir, ou tornar-se inaudivel, precisamos fazer como fez o Salmista Davi, gritar de si para si:
- Não te cales!!!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Há momentos que Deus se cala e não ouço a sua voz
A minh'alma grita forte, e o mal me destrói
Há momentos que Deus se cala,tenho aprendido assim
Às vezes ando neste vale, sem saber prá onde ir
Sem saber prá onde ir,para frente devo andar
No silêncio aprendi, que ele está a me moldar
Faz de mim um vaso novo,pois quebrado eu já fui
Quando está me recompondo,ouço a voz de Jesus
No silêncio do sepulcro, foi no inferno prá salvar
Mas o mundo não sabia,que ele estava a trabalhar
Quando Deus se cala, tenha fé ó meu irmão
Ele tarda mas não falha,Ele vem com a solução



(Música: Quando Deus se Cala / Voz da Verdade)

terça-feira, 10 de março de 2009

OUÇA A VOZ DE DEUS! (1 Samuel 3. 1-10; 19-21)

A oração é um meio de graça fabuloso que nos coloca em sintonia com o SENHOR.
Durante a minha vida eu tenho aprendido a falar com Deus através da oração e com isso já tive experiências maravilhosas.Eu sei que eu tenho falado com Deus, e sei que Deus tem falado comigo.Mas, ultimamente, eu não sei se tenho ouvido a voz de Deus.
Cada ser humano é como um rádio ou um aparelho de TV com vários canais. Captamos muitas vozes... Muitas mensagens... Algumas mensagens são boas e outras são ruins.Às vezes parece que nós estamos sintonizados em vários canais ao mesmo tempo.Existe um canal... Uma maneira pela qual Deus fala e se comunica conosco... Mas, às vezes, eu tenho a impressão de que nós não nos sintonizamos no canal de Deus...Há muitas vozes falando ao mesmo tempo. Há muitos canais sintonizados ao mesmo tempo, que causam um ruído... E esse ruído nos impede de discernir a voz do SENHOR.O nosso coração fica confuso! O SENHOR está falando, mas nós não estamos ouvindo! Estamos caminhando na direção errada!É por isso que o exemplo de Samuel é tão importante para nós.Sua experiência nos ensina que a oração não é apenas um meio para falarmos com Deus, mas, principalmente, para ouvirmos a voz de Deus.Se ouvirmos a voz do SENHOR e obedecermos a sua palavra, saberemos o que fazer em qualquer situação e cumpriremos o seu plano para a nossa vida.Hoje em dia nós pedimos tanta coisa a Deus, que a nossa oração tem sido:OUÇA – PORQUE – O – TEU – SERVO – FALA!Geralmente nós falamos com Deus, mas não ouvimos a voz de Deus!O SENHOR falou três vezes com Samuel e Samuel só conseguiu discernir a voz do SENHOR na quarta vez Quantas vezes o SENHOR terá que falar conosco para sabermos que é ele que está falando? Se somos pessoas de personalidade muito forte, acostumadas a dar ordens, temos a tendência a querer que Deus faça a nossa vontade, mas não fazemos a vontade de Deus porque não paramos para ouvir a sua voz.Às vezes é preciso parar e ouvir o que o SENHOR tem a dizer.Deus já tentou falar conosco muitas vezes, mas nós não O ouvimos porque estávamos muito ocupados, ou distraídos, ou exageradamente concentrados em nossas atividades diária.Se queremos desfrutar do melhor que o SENHOR tem a nos oferecer, precisamos parar tudo e ouvir.
Em Filipenses 4. 9, Paulo exortou os filipenses a colocarem em prática o que ele havia ensinado. Ele disse:“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”.

Saberemos que estamos ouvindo voz de Deus, Quando colocarmos em prática tudo o que ouvimos e vimos na revelação do SENHOR.Quando a mensagem da Bíblia se tornar a mensagem de nossa vida e quando as pessoas notarem a palavra de Deus encarnada em nós.

domingo, 8 de março de 2009

QUANDO DEUS SE CALA

Já enfrentei muitas lutas, principalmente nos últimos meses...Mas, de todas as lutas pelas quais já passei, a maior, a mais intrigante, a mais dolorosa, foi exatamente aquela que é o tema deste capítulo: Quando Deus se cala!
O silêncio de Deus nos apavora! Mete medo. Faz desesperar...- Por que Deus fica quieto quando mais chamamos por Ele?Já ouviu alguém fazer esta pergunta?
Você consegue se lembrar de quando fez esta pergunta?Sentir-se abandonado traz um calafrio na alma, provoca insegurança.
O que dizer do profeta que matou 850 profetas, que disse: segundo minha palavra, não chove mais… Agora, dentro de uma caverna, esperando um “carinho de Deus”, um “mimo de Deus”, esperando o Deus dos Milagres no barulho do trovão… e, de repente… nada, silêncio. Vem o vento que derruba, o furacão… E, de repente… nada, silêncio. Aí vem o inusitado, o inesperado… uma brisa…simples… quase não balança os cabelos ondulados, caídos sobre os olhos… não move nem poeira… mas, lá na brisa… vem a resposta…O que dizer de Jesus… na cruz… Seus nervos se contraindo, Seus olhos cobertos pelo sangue que descia pelas pontas dos espinhos na fronte, o tétano correndo-Lhe as veias, a falta de ar devida ao peso do corpo pendurado no madeiro?Um momento de devaneio, e Ele chama… por Quem mesmo? Por João? Não. Pelos anjos? Não. Pela mãe? Não. Ele chama pelo Pai. AquEle que junto com Ele transformavam-se em UM. Aonde está o Pai? Porventura subiu nas asas de um querubim e voou nas asas do vento, como fez em favor de Davi? Não. Veio pela brisa da caverna? Não.O que aconteceu mesmo? Ah, Ele virou as costas, não foi? Sim, quem sabe virou as costas e tapou os ouvidos. Porque não amava Jesus? Não amava Seu Filho? Não tinha poder de libertá-Lo?Sabemos que Ele amava Jesus, e que também tinha poder para livrá-Lo. Porque não o fez? Deus não ousou olhar para Jesus naquela hora, pois, se olhasse, Ele destruiria a Terra, destruiria os homens, arrancaria Seu filho da cruz.E o resultado? Não seríamos salvos, estaríamos eternamente condenados. Deus calou-Se para que o sangue de Cristo falasse mais alto. E agora este sangue ecoa portoda a eternidade…Deus Se cala, e não responde, para não tirar a nossa bênção. Faz parte do projeto do Senhor, faz parte do sonho. Ele fica em silêncio para que nós falemos,oremos, clamemos. Enquanto isso, Ele está olhando, cuidando, guardando. E, no momento certo, Ele vai gritar, vai bradar, o Seu alarido vai soar, mas no momento dEle.

Então aguarde com paciência! Em breve a sua vitória chegará completa...

sexta-feira, 6 de março de 2009

A ESPERA AJUDA A FORTALECER A NOSSA CONFIANÇA EM DEUS

Tenho aprendido por meio de louvor e de adoração uma maneira maravilhosa de aguardar as promessas de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis, quando tudo parece contrário, quando os sonhos e planos de Deus parecem que não irão se concretizar, então começo a adorá-lo e a crer que não está demorando, mas que ele está trabalhando para entregar o melhor para minha vida.Para entendermos o tempo certo de Deus, precisamos sentir a sua paz nas decisões que iremos tomar – aquela paz retratada em Filipenses 4.7, que excede todo nosso entendimento. Esperar no tempo certo de Deus também significa renúncia e santificação. Quando nos entregamos totalmente ao Senhor, ele passa a ser o dono exclusivo do nosso tempo. No “silêncio” Deus trabalha no “silêncio” Deus molda nosso caráter, no “silêncio” aprendemos a depender dele e deixamos nossa auto-suficiência em suas mãos. O “silêncio” de Deus é necessário em nossa vida.Existem graves conseqüências para aqueles que não esperam o tempo certo de Deus, tais como: ansiedade, medo, sonhos desfeitos, decepções, amarguras e frustrações.
Esperar em Deus não é para os fracos, mas para os fortes em Cristo . A Palavra de Deus nos diz: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Sl 118.24).
Creia que o “dia do Senhor” está chegando a sua vida. Creia que o “dia do Senhor” é cheio da presença dele.Creia que o “dia do Senhor” é repleto de vitórias e alegrias. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64.4).
Faça hoje um compromisso perante o Senhor e se comprometa a esperar nele. Tome a decisão de esperar pacientemente pelo melhor de Deus.

quarta-feira, 4 de março de 2009

O SILÊNCIO PREPARA-NOS PARA UM NOVO ENCONTRO COM DEUS


No silêncio, a palavra de Deus pode atingir os recantos escondidos dos nossos corações. De forma humilde mas certa, o silêncio leva a amar.
O silêncio de Deus é ensurdecedor e inquietante. É preferível ouvir trovões e relâmpagos a ouvir nada da boca de Deus.
O silêncio de Deus desmascara os corações. O interior do homem fica escancarado, e ele pode ver sua inquietude, sua ansiedade, seu desejo de ver as coisas andando mais rapidamente, sua vontade de fazer acontecer, sua própria realidade interior. O homem vê o quanto o seu coração ainda luta para tomar as rédeas das situações. Finalmente, ele percebe o quanto ainda, desesperadamente, precisa de Deus. E a partir daí é detonado o avivamento.

Todo grande avivamento da história foi antecedido por um período de silêncio
de Deus. Citemos o avivamento nos dias de João Batista, que aconteceu depois de 400 anos de silêncio. Durante esse tempo, as pessoas procuravam respostas, trabalhavam por conserto, ansiavam por ouvir a Deus. Ana, filha de Fanuel, dia e noite permanecia no Templo, com jejuns e orações. E como ela, havia muitas outras pessoas. Todos buscavam a presença de Deus e não se desanimavam ante o silêncio, antes, eles perseveravam em sua busca. O silêncio tão somente serviu para que as pessoas olhassem para si mesmas e anelassem mais pela presença de Deus. Elas sabiam que somente Deus poderia mudar a sorte delas e da nação; por isso, incansavelmente, buscavam a Deus.

É tempo de fazermos o mesmo. Nossa nação precisa experimentar um poderoso avivamento. O silêncio de Deus não é sinal de que ele está longe, pelo contrário; Seu silêncio revela que Ele deseja que sondemos o nosso próprio coração e busquemos mais ardentemente a Sua presença.
Quando foi a última vez em que você parou para ouvi-lo?
Você já ouviu o silêncio de Deus?