terça-feira, 28 de setembro de 2010

O LUGAR MAIS RICO DA TERRA...


Um velho sábio perguntou a seu jovem discípulo: “Qual é o lugar mais rico da Terra?” O jovem falou de minas de ouro, dos campos petrolíferos do Oriente e das minas de diamante do sul da África. Falou das Bolsas de Valores, especialmente de Wall Street, com seus trilhões de dólares circulando diuturnamente. Falou dos museus e de outras coisas mais.
O velho sábio, porém, afirmou: “O lugar mais rico da Terra são os cemitérios”. Diante da perplexidade do jovem, ele acrescentou: “É nos cemitérios que estão enterrados grandes tesouros perdidos para sempre. Lá estão as músicas que nunca foram cantadas, os livros que não foram escritos, as poesias jamais declamadas e os projetos não realizados. Lá estão sepultados para sempre os sonhos não vividos de quem passou pela vida e não viveu”.
Descobrimos no decorrer da vida, um pouquinho de cada vez, que realizar os próprios sonhos não é uma tarefa fácil. Aprendemos que cada etapa da vida tem que ser igualmente vencida, não importando o tipo de desafio enfrentado.
Aprendemos, igualmente, que não existe o caso de estarmos totalmente prontos para a vida, pois ela mesma nos ensina que viver é uma competição que jamais acaba. Mas é preciso ter coragem para vivê-la integralmente e fazer frente a todos os desafios.
O poeta Gonçalves Dias preconizou essa grande descoberta na famosa Canção do Tamoio: “Não chores da vida, meu filho, viver é lutar. A vida é combate que aos fracos abate, que aos fortes e aos bravos só pode exaltar”.
Com efeito, para enfrentar a vida e suas agruras é preciso ter coragem para viver. Como disse Winston Churchill: “A coragem é a primeira das qualidades humanas, pois é a que garante as demais”. Muitos, porém, param nesse ponto; diante das dificuldades, têm medo de prosseguir.
O magnífico conselho do missionário David Livingstone, o grande desbravador da África, aponta o caminho a ser seguido: “Eu irei não importa aonde, contanto que seja para frente”.
Convém lembrar que a vida plenamente vivida é cheia de riscos. Todos os caminhos fáceis são de descida. Os que querem erigir um “muro existencial” para evitar riscos acabam se alijando da própria vida. Desse modo, muitos talentos se perdem por falta de um pouco de coragem. Todos os dias descem ao túmulo muitas pessoas obscuras de quem a timidez tolheu a iniciativa.
Com o tempo, é necessário adquirir alguma capacidade de enfrentar com bravura os problemas da vida, quer seja graças ao acúmulo de experiências ou aos conselhos sábios de verdadeiros amigos.
O enfrentamento de um problema depende muitas vezes do ângulo que se olha o desafio. Perder o emprego para alguns é “azar”, mas para outros é a “sorte” de dar uma guinada na vida e partir em busca dos próprios sonhos.
Quando alguém se desaponta cedo na vida pode aprender a perseverar, a exercitar a ousadia de recomeçar e de ter coragem de enfrentar as dificuldades. Digno de pena é aquele que, já velho, tendo tido sempre uma vida mansa e serena, de repente se vê diante do desastre ou de uma grande e inescapável adversidade. Esse não tem a alma forjada, não está intimamente fortalecido por batalhas e provações anteriores. Nunca aprendeu a recomeçar, e agora, velho demais para aprender, sente-se imobilizado pela apatia e autocomiseração.
Quanto mais cedo aprendermos que as dificuldades da vida não são intermitentes, são crônicas, melhor. Elas não constituem uma interrupção caprichosa do processo normal da vida; elas constituem a própria vida! Portanto, não deixe que os seus sonhos enriqueçam os cemitérios; antes, que enriqueçam a própria vida.
Outro sábio indicou qual é o lugar mais rico da Terra: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Pois é no coração que nascem e morrem os sonhos; é nele que primeiro se ganha ou perde a batalha.
Desse modo, viva todos os seus sonhos confiando em Deus e faça do seu coração o lugar mais rico da Terra...

domingo, 19 de setembro de 2010

ALMAS QUE SE ENCONTRAM...

Dizem que para o amor chegar não há dia, não há hora nem momento marcado para acontecer. Ele vem de repente e se instala no mais sensível dos nossos órgãos, o coração. Começo a acreditar que sim. Mas percebo, também, que pelo fato deste momento não ser determinado pelas pessoas, quando chega, quase sempre os sintomas são arrebatadores. Vira tudo às avessas e a bagunça feliz se faz instalada. Quando duas almas se encontram o que realça primeiro não é a aparência física, mas a semelhança das almas. Elas se compreendem e sentem falta uma da outra. Se entristecem por não terem se encontrado antes; afinal tudo poderia ser tão diferente. No entanto, sabem que o caminho é este e que não haverá retorno para as suas pretensões. É como se elas falassem além das palavras, entendessem a tristeza do outro, a alegria, o desejo, mesmo estando em lugares diferentes. Quando almas afins se entrelaçam, passam a sentir saudade uma da outra, num processo contínuo de reaproximação até a consumação. Almas que se encontram podem sofrer bastante também, pois muitas vezes tais encontros acontecem em momentos onde não mais podem extravasar toda a plenitude do amor que carregam, toda a alegria de amar e querer compartilhar a vida com o outro, toda a emoção contida à espera do encontro fatal. Desejam coisas que se tornam quase impossíveis, mas que são tão simples de viver. Como ver o pôr-do-sol, caminhar por uma estrada com lindas árvores, ver a noite chegar, ir ao cinema e comer pipocas, rir e brincar, brigar às vezes, mas fazer as pazes com um jeitinho muito especial. Amar e amar, muitas vezes sabendo que, logo depois, poderão estar juntas de novo sem que a despedida se faça presente. Porém, muitas vezes, elas se encontram em um tempo e em um espaço diferentes do que suas realidades possam permitir. Mas depois que se encontram, ficam marcadas, tatuadas e ainda que nunca venham a caminhar para sempre juntas, elas jamais conseguirão se separar. E o mais importante: terão de se encontrar em algum lugar. Almas que se encontram jamais se sentirão sozinhas, porquanto entenderão, por si só, a infinita necessidade que têm uma da outra, para toda a eternidade...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TOCANDO EM FRENTE...



Nada melhor que poder ouvir palavras que nos fazem felizes e ao mesmo tempo nos fazem refletir sobre nossas atitudes e até mesmo momentos vividos.

"È preciso amor pra poder pulsar"...É preciso chuva para florir".."Todo mundo ama um dia ,todo mundo chora"... é a mais pura verdade...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A FELICIDADE ESTA DENTRO DE NÓS, SÓ PRECISAMOS ACHAR O CAMINHO!!!


Vejo-me todos os dias ao acordar diante do espelho e enxergo nitidamente as sutis mudanças que estão acontecendo em minha vida. Por muito tempo acreditei que era infeliz devido a tudo pelo que estava passando e circunstâncias que vivia.
Esquecia-me que a infelicidade é muito mais um estado de espírito, uma batalha que acontece dentro de nós, do que necessariamente, as coisas que estão acontecendo ao nosso redor.
Assim, ao invés de tomar as rédeas da minha vida, depositava em outros, por fazerem ou não algo que me traria alegria, a razão da minha felicidade. Colocava, deste modo, a culpa em quem não merecia ou esperando demais de alguém. Quem estava errado? Seriam os outros, por não me concederem a atenção que esperava, por não fazerem o que eu queria ou seriam os meus pensamentos, os anseios do meu coração por depositar em outros a esperança da minha felicidade?
Assim, coloco-me hoje mais perto do espelho da minha existência e me vejo enxergando coisas além das aparências. Percebo o quanto o meu modo de ser estava me fazendo infeliz. Eram coisas que não percebia na minha totalidade.
“O inferno é o outro” afirmava Nietsche, mas percebo que não, “o inferno sou eu mesma” quando não assumo a responsabilidade pela minha vida, pelos meus sentimentos, quando não quero ver os meus erros, avaliar minhas atitudes etc.
Jesus afirmou que haviam coisas a serem vistas em nosso coração, pois é lá que tudo adquire vida... As emoções, projetos, planos, sonhos... enfim, quem realmente somos...

sábado, 11 de setembro de 2010

SOU HUMANO...


Quando abrimos nosso coração e deixamos Deus entrar, Ele nos leva além do nosso limite, além de nossas forças e possibilidades.
Nos ajuda a conquistar, nos capacita para tirar forças de nossas fraquezas e vencermos.
Assim o impossível passa ser possível...


Esse louvor veio diretamente do coração de DEUS é uma perfeita adoração e reconhecimento de que dependemos unicamente DELE!
Que essa hino possa tocar todos os corações, mesmo os infiéis, para que eles possam sentir a presença de Deus como nunca sentiram...