sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ENFIM...40!


Não dá para disfarçar: fazer 40 anos é um marco. Por mais que se tente prolongar a adolescência e protelar a entrada no mundo adulto, não dá mais para alguém completar 40 anos e se considerar uma jovem. Colegas de serviço mais novas começam a chamá-la de "senhora", indesejados fios brancos despontam e resistem às tentativas de fazê-los sumir, o joelho dá aquela fraquejadinha, o excesso de comida deixa de ser absorvido generosamente pelo organismo e passa a pesar no estômago, o creme antiedade aumenta mais uma dezena...
Depois de fazer as contas e analisar as probabilidades,  fico na dúvida: Será que viverei outros 40 anos?
E não é que o tempo passa tão depressa mesmo, como meu pai dizia, e eu nem percebi?
Escuto no jornal que a média de idade da população brasileira aumentou, que tem gente chegando inteira aos 90, mas quem garante que eu chego lá (Apesar de querer viver até os cem...rss...)?  
Noto que, aos poucos, minha mãe começa a me pedir conselhos, em vez de dar, meu tio parou de beliscar minha bochecha. O policial me parou na estrada, olhou firme, e disse “minha senhora, pode seguir”, sem ter ao menos pedido para ver seus documentos.
Me pergunto como vai ser a vida daqui para a frente, além de dobrar os cuidados com as rugas, as manchas, as formas do corpo, o ressecamento da pele e dos cabelos, o manequim, a barriguinha, as varizes, a menopausa, os distúrbios hormonais, etc.
No entanto, o que significa completar 40 anos?
Por que tamanha preocupação?
Talvez por me preocupar tanto com a idade, a vida toda quase, sempre gostei de cremes, séruns, revistas de moda e de beleza e todas as novidades na área... e assim fui passando por todas as idades e sempre, cada vez mais, preocupada com o ato de envelhecer. No entanto hoje, excepcionalmente, acordei e me dei conta que já tinha passado por muitos deles. Vieram os quinze, dezoito, vinte e um, trinta, quarenta e por aí viram outros tantos...
Entretanto penso que hoje acordei diferente, e a encarar estes marcos de idade há tanto estabelecidos e que tanto me preocupavam de maneira diferente. Penso até que quando chegar a Terceira idade já não será tão assustador assim, já que tenho uma disposição de fazer inveja a muitas "gatinhas" por ai.
Penso que Envelhecer consciente e de forma saudável é o caminho, aproveitar a vida dentro das possibilidades de cada um, curtir os momentos, por mais simples que sejam, um filme, um livro, uma caminhada na praia, uma ginástica, um happy hour com as amigas, uma ida ao shopping, uma viagem, conhecer um novo lugar, pessoas, uma nova atividade, experimentar um novo corte de cabelo, uma nova cor ou roupa, novas amizades, a formação de uma nova rede de relacionamentos, traz sem dúvida uma melhora no astral das pessoas.
Interessante é que não cheguei aos 40 me vendo com dezoito. Ao contrário, sei exatamente o meu lugar, a roupa mais adequada, o ambiente mais propício... não quero "causar" como se ainda fosse uma jovenzinha deslumbrada com a vida que ainda vem pela frente. Me sinto sim jovem, alegre, bem disposta para provar novas cores, sabores, viver novas aventuras, mas consciente de que tenho 40 anos, e isso é bom.
Talvez a maturidade seja isso ai.
Quero continuar a viver dia a dia e  agradecer a Deus a oportunidade de estar viva...
Descobri que ter 40 anos é ter PODER, é PODER tudo, é decidir que o impossível é possível sim, é não se arrepender, é ter paciência com quem está chegando agora, é fazer dos sonhos antigos novas oportunidades...
Estou adorando e assumindo meus 40 anos de vida.


Obrigada Meu Deus!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011



Dentro de três dias estaremos no último dia do ano de 2011 e depois da meia-noite, virá o Ano Novo...
O engraçado é que - teoricamente - continua tudo igual...
Ainda seremos os mesmos.
Ainda teremos os mesmos amigos.
Alguns o mesmo emprego.
O mesmo parceiro(a).
As mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras).
Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida.
Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano, no meu caso não. Mas para muitos sim.
A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite, do dia 31 de dezembro de 2011, teremos um ano IN-TEI-RI-NHO pela frente!
Um ano novinho em folha! Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever.
Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé...
Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos...
365 dias para fazermos o que quisermos...
Sempre há uma escolha...
E, exatamente por isso, eu desejo que vocês façam as melhores escolhas que puderem.
Desejo que sorriam o máximo que puderem.
Cantem a música que quiserem.
Beijem muito.
Amem mais.
Abracem bem apertado. Curtam muito a sua família.
Durmam com os anjos.
Sejam protegidos por eles.
Agradeçam por estarem vivos e terem sempre mais uma chance para recomeçar.
Agradeçam as suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas.
E ninguém pode ou deve questioná-las.
Quero agradecer aos amigos que eu tenho.
Aos que me 'acompanham' desde muito tempo.
Aos que eu fiz este ano.
Aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito.
Aos que eu escrevo muito e falo pouco.
Aos que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria.
Aos que moram perto e eu vejo sempre. Tá, ás vezes nem sempre! rs
Aos que me 'seguraram', quando pensei que iria cair.
Aos que eu dou a mão, quando me pedem ou quando me parecem um pouco perdidos.
Aos que ganham e perdem.
Aos que me parecem fortes e aos que realmente são.
Aos que me parecem anjos, mas estão aqui e me dão a certeza de que este mundo é mesmo divino.
À Deus, sem Ele, não teriamos essa chance de Recomeçar MAIS UMA VEZ!


ENTÃO QUE VENHA 2012...E QUE SEJA MUITO MELHOR QUE 2011!!! ;)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

AI...


Hoje faltam quatro dias para o meu aniversário. É emblemático. Como esse ano foi de etapas na minha vida... meu Deus...reflexõs pessoais, melancolia, alegria... eu sumi, me voltei para dentro, saí da toca e agora estou mais tranquila. A alma leve, o corpo melhor, a cabeça fresca, quanta coisa boa...
Nossa, quanto tempo ainda tenho pela frente (afinal vou viver até os cem anos  :O), quanta coisa boa poderei viver, vivenciar, fazer...
Um grande amigo me disse que não é a idade que conta, mas o que conta é o nosso crescimento como pessoa, este sim me dará qualidade de vida. Este sim me mostrará o quanto podemos, amar, compreender, errar, acertar, mudar, enfim, tudo com muito mais lucidez! E quando temos "lucidez" tudo se torna claro, desliza suave na nossa mente, não importa se aos "olhos" é "certo"ou "errado", não importa até porque não sabemos o que "realmente" é "certo" ou que é "errado".  Na verdade o que conta é a forma que escolhemos de interagir com a vida.
E agora faltando somente quatro dias começo a pensar em como vou comemorar os meus 40 anos.
Seja como for vai ser ótimo. Uma benção estar nesse mundo por 4 décadas, honrada com a oportunidade que Deus me deu de estar novamente aqui...
Hoje estou me sentindo assm... feliz e ponto. Ou melhor: feliz e quatropontozero (rss).

domingo, 25 de dezembro de 2011


" Chega de reticências.

Ficar esperando.

Sofrendo.

Contando saudades.

Se o amor não é possível,

o melhor é colocar um fim. E ponto."


(Fernanda Mello)

O NATAL EXISTE!


UM FELIZ NATAL PRA VOCÊ...
P R A    V O C Ê!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE *Marisa Monte e Erasmo

Faxinando minha caixa  entrada me deparei com este vídeo maravilhoso que recebi
de um amigo algum tempo atrás e que veio a calhar nesse momento...
Eram as palavras exatas que estava  precisando ouvir nessa noite...
Fez lembrar as palavras de meu pai:

O que é que você tem?
Conta pra mim
Não quero ver
Você triste assim...  
:(


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O pai dela sempre dizia: não sonha tanto menina você pode cair e se machucar, Mas ela tinha aquele jeito meio peculiar, um olhar baixo de mistério, mas que cativava quando jogava seus sorrisos por ai. Tinha a alma leve e adocicada. Quase ninguém a entendia, mas e dai? ela não ligava porque sempre conseguia aquilo que queria, mesmo com o todo vento contrário e todo mau humor desse mundo ....
E foi ali mais uma vez que ela se deu conta que era muito melhor do que imaginava e melhor que muita coisa.

júh doce mel ♥

domingo, 18 de dezembro de 2011

SURPRESA...


Às vezes tenho uma estranha impressão de que nada mais pode me surpreender. Sinto que não restam lágrimas ou esperanças, que não sobrou espaço para mais decepções, fantasias ou expectativas. Parece que eu espero mesmo que o improvável aconteça.
Talvez seja porque perdi as contas de quantas horas esperei sem saber, de quantas passagens só de ida tive que rasgar. Talvez porque decorei cada sonho que permanece adormecido, cada plano que nunca saiu do papel. Talvez porque eu não queira esquecê-los ou apenas me sinta impotente diante deles.
O destino fez questão de me demonstrar que os ventos podem mudar de direção a todo instante e que preciso estar preparada para desembarcar em qualquer praia. Já não me assusta a idéia de jogar fora o velho roteiro e rabiscar outra vez o meu caminho.
No entanto, devo admitir que falar é muito fácil e sou ótima na teoria, mas na prática as coisas mudam muito. Basta que eu me distraia por um momento para que algo diferente aconteça e para que eu, que pensava que nada mais poderia me abalar, ser pega desprevenida.
Sem saber o que fazer ou falar: fico atônita. Não me atrevo a mover sequer um ladinho da sobrancelha. Não sorrio, não choro, nem mesmo uma interjeição ousa sair da minha boca. Mas também não consigo deixar de lado a mania de viver tudo do meu jeito, de viver situações inimagináveis, de sonhar com um futuro distante e melhor.
Logo um friozinho percorre o meu corpo e traz a certeza de que a vida estará sempre disposta a me surpreender. Que alívio.


(Márcia Duarte)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SOME ONE LIKE YOU - ADELE


♪♪...Eu não desejo nada além do melhor para você também...♪♪


sábado, 10 de dezembro de 2011



Se a solidão quiser te atacar, eleve seus olhos e seu coração para o alto
e contemple o poder e as maravilhas que o Senhor tem feito em sua vida.
Não desanime, pois Ele está ao seu lado!
 Amém?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ENTRE A "DOR" E O "NADA". O QUE VOCÊ PREFERE? *Por Rosana Braga


Não quero defender as relações falidas e que só fazem mal, nem estou sugerindo que as pessoas insistam em sentimentos que não são correspondidos, em relacionamentos que não são recíprocos, mas quero reafirmar a minha crença sobre o quanto considero válida a coragem de recomeçar, ainda que seja a mesma relação; a coragem de continuar acreditando, sobretudo porque a dor faz parte do amor, da vida, de qualquer processo de crescimento e evolução.
Pelas queixas que tenho ouvido, pelas atitudes que tenho visto, pela quantidade de pessoas depressivas que perambulam ocas pelo mundo, parece que temos escolhido muito mais vezes o “nada” do que a “dor”.
Quando você se perguntar “do que adianta amar, tentar, entregar-se, dar o melhor de mim, se depois vem a dor da separação, do abandono, da ingratidão?”, pense nisso: então você prefere a segurança fria e vazia das relações rasas? Então você prefere a vida sem intensidade, os passos sem a busca, os dias sem um desejo de amor? Você prefere o nada, simplesmente para não doer?
Não quero dizer que a dor seja fácil, mas pelo amor de Deus, que me venha a dor impagável do aprendizado que é viver. Que me venha a dor inevitável à qual as tentativas nos remetem. Que me venha logo, sempre e intensa, a dor do amor...

Prefiro o escuro da noite a nunca ter me extasiado com o brilho da Lua...
Prefiro o frio da chuva a nunca ter sentido o cheiro de terra molhada...
Prefiro o recolhimento cinza e solitário do inverno a nunca ter me sentido inebriada pela magia acolhedora do outono, encantada pela alegria colorida da primavera e seduzida pelo calor provocante do verão...

E nesta exata medida, prefiro a tristeza da partida a nunca ter me esparramado num abraço...
Prefiro o amargo sabor do “não” a nunca ter tido coragem de sair da dúvida...
Prefiro o eco ensurdecedor da saudade a nunca ter provado o impacto de um beijo forte e apaixonado...
daqueles que recolocam todos os nossos hormônios no lugar!
Prefiro a angústia do erro a nunca ter arriscado...
Prefiro a decepção da ingratidão a nunca ter aberto meu coração...
Prefiro o medo de não ter meu amor correspondido a nunca ter amado ensandecidamente.
Prefiro a certeza desesperadora da morte a nunca ter tido a audácia de viver com toda a minha alma, com
todo o meu coração, com tudo o que me for possível...
Enfim, prefiro a dor, mil vezes a dor, do que o nada...

Não há – de fato – algo mais terrível e verdadeiramente doloroso do que a negação de todas as possibilidades que antecedem o “nada”.
E já que a dor é o preço que se paga pela chance espetacular de existir, desejo que você ouse, que você pare de se defender o tempo todo e ame, dê o seu melhor, faça tudo o que estiver ao seu alcance, e quando achar que não dá mais, que não pode mais, respire fundo e comece tudo outra vez...

Porque você pode desistir de um caminho que não seja bom, mas nunca de caminhar...
Pode desistir de uma maneira equivocada de agir, mas nunca de ser você mesmo...
Pode desistir de um jeito falido de se relacionar, mas nunca de abrir seu coração...

Portanto, que venha o silêncio visceral que deixa cicatrizes em meu peito depois das desilusões e dos desencontros... Mas que eu nunca, jamais deixe de acreditar que daqui a pouco, depois de refeita e ainda mais predisposta a acertar, vou viver de novo, vou doer de novo e sobretudo, vou amar mais uma vez... e não somente uma pessoa, mas tudo o que for digno de ser amado!

http://www.rosanabraga.com.br/