sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ENFIM...40!


Não dá para disfarçar: fazer 40 anos é um marco. Por mais que se tente prolongar a adolescência e protelar a entrada no mundo adulto, não dá mais para alguém completar 40 anos e se considerar uma jovem. Colegas de serviço mais novas começam a chamá-la de "senhora", indesejados fios brancos despontam e resistem às tentativas de fazê-los sumir, o joelho dá aquela fraquejadinha, o excesso de comida deixa de ser absorvido generosamente pelo organismo e passa a pesar no estômago, o creme antiedade aumenta mais uma dezena...
Depois de fazer as contas e analisar as probabilidades,  fico na dúvida: Será que viverei outros 40 anos?
E não é que o tempo passa tão depressa mesmo, como meu pai dizia, e eu nem percebi?
Escuto no jornal que a média de idade da população brasileira aumentou, que tem gente chegando inteira aos 90, mas quem garante que eu chego lá (Apesar de querer viver até os cem...rss...)?  
Noto que, aos poucos, minha mãe começa a me pedir conselhos, em vez de dar, meu tio parou de beliscar minha bochecha. O policial me parou na estrada, olhou firme, e disse “minha senhora, pode seguir”, sem ter ao menos pedido para ver seus documentos.
Me pergunto como vai ser a vida daqui para a frente, além de dobrar os cuidados com as rugas, as manchas, as formas do corpo, o ressecamento da pele e dos cabelos, o manequim, a barriguinha, as varizes, a menopausa, os distúrbios hormonais, etc.
No entanto, o que significa completar 40 anos?
Por que tamanha preocupação?
Talvez por me preocupar tanto com a idade, a vida toda quase, sempre gostei de cremes, séruns, revistas de moda e de beleza e todas as novidades na área... e assim fui passando por todas as idades e sempre, cada vez mais, preocupada com o ato de envelhecer. No entanto hoje, excepcionalmente, acordei e me dei conta que já tinha passado por muitos deles. Vieram os quinze, dezoito, vinte e um, trinta, quarenta e por aí viram outros tantos...
Entretanto penso que hoje acordei diferente, e a encarar estes marcos de idade há tanto estabelecidos e que tanto me preocupavam de maneira diferente. Penso até que quando chegar a Terceira idade já não será tão assustador assim, já que tenho uma disposição de fazer inveja a muitas "gatinhas" por ai.
Penso que Envelhecer consciente e de forma saudável é o caminho, aproveitar a vida dentro das possibilidades de cada um, curtir os momentos, por mais simples que sejam, um filme, um livro, uma caminhada na praia, uma ginástica, um happy hour com as amigas, uma ida ao shopping, uma viagem, conhecer um novo lugar, pessoas, uma nova atividade, experimentar um novo corte de cabelo, uma nova cor ou roupa, novas amizades, a formação de uma nova rede de relacionamentos, traz sem dúvida uma melhora no astral das pessoas.
Interessante é que não cheguei aos 40 me vendo com dezoito. Ao contrário, sei exatamente o meu lugar, a roupa mais adequada, o ambiente mais propício... não quero "causar" como se ainda fosse uma jovenzinha deslumbrada com a vida que ainda vem pela frente. Me sinto sim jovem, alegre, bem disposta para provar novas cores, sabores, viver novas aventuras, mas consciente de que tenho 40 anos, e isso é bom.
Talvez a maturidade seja isso ai.
Quero continuar a viver dia a dia e  agradecer a Deus a oportunidade de estar viva...
Descobri que ter 40 anos é ter PODER, é PODER tudo, é decidir que o impossível é possível sim, é não se arrepender, é ter paciência com quem está chegando agora, é fazer dos sonhos antigos novas oportunidades...
Estou adorando e assumindo meus 40 anos de vida.


Obrigada Meu Deus!

3 comentários:

  1. Se eu conseguir chegar aos 40 assim lindona como você, tá valendo.Beijos e parabéns te adoro.

    ResponderExcluir
  2. Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...
    Lindaaaaaa.....
    Parabéns Sol, você esta demais!

    ResponderExcluir
  3. Só o que posso dizer é: VOCÊ ESTA CADA DIA MAIS GATA! Por favor me conta este segredo.
    Beijão amiga.

    ResponderExcluir