segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

E A VIDA SÓ ESTA COMEÇANDO!


Achei que acordaria diferente hoje. Mais sábia, mais equilibrada, mais pacífica, mais serena. Achei que acordaria com cabelos brancos e uma incrível habilidade em fazer coisas manuais, daquelas que o tempo ensina. Achei que acordaria com o peso dos anos em mim, que acordaria e tudo à minha volta estaria mudado. Achei que tudo estaria envelhecido, achei que eu estaria envelhecida.
Que tonta eu fui! Continuo com todas as minhas dúvidas, com minhas pouquíssimas certezas, com meus momentos de loucura total, mesclados às minhas sabedorias inesperadas. Continuo com o mesmo cabelo negro, nada branco apareceu (mesmo porque pintei)...e continuo habilidosa, insaciável por aprender mais, sempre algo novo, algo desafiador ...
Nada envelheceu em mim, ao contrário, sinto que estou mais esperta, mais inteligente, aprendo mais coisas hoje do que há 10 anos atrás. Continuo estranhando quando o rapazinho empacotador do mercado me chama de senhora. Como assim??? Senhora? Só tenho 15 anos, fiz ontem...rsrsrsrs
O ânimo que sinto atravessou os 25 anos que separam a menina que acabou de completar 17 anos em uma noite de sexta-feira e chegou intacto à mulher que acordou numa ensolarada manhã de segunda-feira.
Parecerá frase feita, mas não trocaria a mulher que acordou hoje pela menina de 1988. A mulher de hoje não tem a beleza e o frescor dos 15 anos (todo mundo é lindo aos 15 anos, mas só sabe disso depois dos 40 anos) mas tem personalidade de sobra. E, claro, tem muito mais pra contar. Essa mulher viveu de tudo um pouco: viveu dores, viveu alegrias. Riu e chorou, e no balanço final sobraram risadas.

A mulher que acordou hoje, pasma e espantada pela velocidade das décadas, lembrou que aos 10 anos aprendeu a fazer uma redação com louvor e recebeu um "Parabéns com 03 estrelinhas". Lembrou que aos 16 conheceu o homem da sua vida, aquele que com ela atravessaria tudo, que aos 21 foi mãe, e que isso foi um dos maiores presentes que já recebeu de Deus. A mulher que acordou hoje lembrou em meio à lágrimas de uma perda aos 31 anos onde perdeu a pessoa mais importante de sua vida...e que sobreviveu.
A mulher que acordou hoje ainda terá muitas lágrimas. E, claro, terá muitas risadas. Ainda aprenderá muito e se tudo der certo, ensinará outro tanto. Talvez chegue aos 50 achando graça de si mesma, achando graça da menina que era aos 30, 40…
A mulher que acordou hoje, ainda está impressionada com suas dúvidas e suas certezas. E com suas insanidades porque descobriu que ao longo dos anos ficamos ainda mais loucas. Podendo tudo, querendo tudo, saboreando a vida em grandes goles.
A mulher que acordou hoje, é uma criança com desejo de adulta, uma adulta com vontade de criança, uma velha rabugenta que às vezes não quer sair de casa, uma adolescente revoltada que em alguns dias quer dançar até se esquecer da vida. Criança ou velha, menina ou mulher, o importante é fazer acontecer, ser feliz e se amar como é, e aprender a viver a vida, pois se ela é curta como falam, meus 42 anos é o sol que começa a alcançar o meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário