domingo, 24 de maio de 2009

AMOR AO DINHEIRO

Carros importados, celulares modernos, roupas caras, pessoas bem-sucedidas... Tudo isso induz o homem a colocar sua expectativa e esperança nos desejos materiais que nunca são preenchidos, pois não satisfazem sua real necessidade. Satisfazer as necessidades de consumo é hoje prioridade para a maioria das pessoas; no entanto, seus corações correm o risco de serem moradas do que Paulo advertiu e condenou: o amor ao dinheiro. “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Tm. 6.10). O resultado dessa idolatria leva o ser humano ao aprisionamento, sofrimento e morte espiritual. Pois, “...cada um é tentado, pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg. 1,14,15). Na Bíblia, encontram-se relatos de pessoas que foram envolvidas pelo amor ao dinheiro e tiveram trágico destino: Judas Iscariotes ao trair Jesus, Ananias e Safira ao mentir para o Espírito Santo, Geazi ao ser seduzido pela oferta de Naamã. Aquele que é seduzido pela riqueza torna-se dela amante e escravo: “porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”(Mt 6.21).
O poder do dinheiro é ilusório e tira o homem do que deveria ser seu foco principal. Desvia-o de suas riquezas verdadeiras, ou seja, virtudes, descanso, paz, amor real e principalmente de Deus. A fé e o amor ao Senhor precisam ser demonstrados na prática. Os conceitos do mundo não podem ser os conceitos dos crentes em Cristo. Por isso, é dito na Bíblia que entrar no Reino de Deus é tão difícil; requer desprendimento das coisas materiais, prioridade em amar a Deus e renúncia aos próprios desejos. A frase de John Wesley, resume bem este dilema: “Poucas coisas testam mais profundamente a espiritualidade de uma pessoa do que a maneira como ela usa o dinheiro, pois a verdadeira medida de nossa riqueza está em quanto valeríamos se perdêssemos todo nosso dinheiro. Por isso, quando tenho um pouco de dinheiro, livro-me dele tão logo seja possível, para que ele não encontre o caminho do meu coração”.

O coração de todo cristão deve ser preenchido pelo seu imenso amor ao Senhor a ponto de não haver lugar para outro deus em sua vida.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CONFIAR EM DEUS

Precisamos confiar mais em Deus, nas suas promessas, nas Suas palavras.
Deus tem caminhos mais altos que os nossos e mistérios mais profundos do que podemos imaginar. Às vezes sofremos ao querer algo e ver que o que desejávamos não aconteceu. O sentimento de frustração é inevitável. Choramos, nos machucamos, mas devemos reverter todo esse sentimento de tristeza para um lado bom. Deus tem um propósito, um plano para nós e um futuro.
Hoje podemos estar passando pelo choro da noite, mas temos a certeza que alegria da manhã vai chegar.
Deus se importa conosco. Se importa com as nossas lágrimas. Ele não é um Pai carrancudo que só se preocupa em punir quem cometeu algum pecado. Ele é amoroso, perdoador, consolador... está pronto a nos receber em seus braços e nos ouvir. Coloque-se na posição de ouvir seu Pai! Coloque seus joelhos no chão e estreite seu relacionamento com Deus. Conte a Ele tudo o que está te fazendo sofrer, te fazendo chorar. Ele tem uma solução. Ele te conhece mais do que ninguém. Ele tem um plano lindo para nós, e muitas vezes a concretização deste necessita passar pelo teste do tempo. Teste que muitas vezes é doloroso, porém o prêmio que recebemos no final é gratificante. Basta apenas esperar e confiar.
Em todas as ações de Deus há um propósito glorioso, nada Ele faz por acaso...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

ISSO É MUITA SABEDORIA (Clarice Lispector)

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada.
Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram.
Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição.
Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés.
Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido.
Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer.
Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer






quarta-feira, 20 de maio de 2009

OUSEM SONHAR OS SONHOS DE DEUS...

Em 1968, um homem norte-americano, negro e pastor, chamado Martin Luther King, mudou a história de seu país com a luta pela igualdade dos direitos civis para negros e brancos, contra o regime de segregação racial que vigorava nos Estados Unidos. Pacifista, ele lutou contra o "apartheid americano" com orações, passeatas, greves, negociações e muitos discursos.
Como reconhecimento mundial, foi-lhe concedido o Prêmio Nobel da Paz. O seu mais importante discurso foi celebrizado numa frase: "Eu tenho um sonho". Este era o sonho de Deus para a vida do Dr. King. Este tipo de sonho não é produto da imaginação, uma mera fantasia, ilusão; é, antes, um desejo, uma aspiração, cuja idéia, de tão dominante, é perseguida com interesse e determinação. De algum modo, isto é um poderoso lembrete à nossa geração. Parece-me que sonhamos cada vez menos. E menos ainda são aqueles que sonham os sonhos de Deus. A Bíblia nos relata que José, na sua geração, ousou receber de Deus os sonhos que seriam as diretrizes de toda a sua vida e por eles se dispôs a pagar um alto preço. (Gn 37.5) Quando temos um sonho dado por Deus, e alguém que está ao nosso lado não acompanha o nosso sonho; quando as pessoas não querem sonhar os sonhos de Deus e acabam por ficar contra quem o faz, isto pode resultar em sofrimento, lutas e dificuldades. Quem sonha os sonhos de Deus é diferente. Não se trata de uma questão de aparência, mas de perspectiva. Não somente ele é visto de modo diferente, ele vê tudo de modo diferente Deus tem sonhos maravilhosos para dar a cada um de nós, como deu a José e ao Dr. King. Como é bom podermos sonhar os sonhos de Deus! Às vezes queremos sonhar os nossos sonhos: o sonho de ter, de fazer, de ser notado, "reconhecido". Mas a melhor coisa que existe não é sonhar um sonho egoísta, mas sonhar o sonho que Deus mesmo preparou. Deus está procurando alguém disponível para viver os sonhos que Ele tem preparado. Os sonhos de Deus são melhores que os nossos, porque são mais altos e mais sublimes e são perfeitos. Outra diferença é que os sonhos de Deus sempre se cumprem. Pode passar mais tempo, podemos sofrer ou ser incompreendidos, mas no tempo certo Deus vai finalmente cumpri-los.

É preciso, que compreendamos aonde os nossos sonhos podem nos levar. E isso tem a ver com o nosso destino, com a nossa eternidade. Quando sonhamos os sonhos de Deus, as pessoas podem nos olhar de lado, nos chamar de fanáticos e de tudo o mais, podem nos colocar dentro de uma "cisterna", mas nada devemos temer.
Devemos esperar o tempo de Deus, pois da cacimba Deus nos levará ao trono...

terça-feira, 19 de maio de 2009

SALMOS 23

O Senhor é o meu pastor,

por isso nada me faltará.

Faz-me descansar em verdes pastagens.

Guia-me calmamente até ribeiros tranquilos.

Dá novas forças à minha alma.

Conduz-me pelos caminhos da justiça,

para que eu honre o seu nome.

Mesmo quando andar pelo escuro desfiladeiro da morte,

não terei medo, porque tu estarás comigo.

A tua vara e o teu cajado me amparam.

Dá-me uma comida maravilhosa,

mesmo na presença dos meus inimigos.

Unge a minha cabeça com óleo.

Enche-me de abundantes bênçãos,

como uma taça a transbordar.

Sem dúvida que a tua bondade e

a tua misericórdia hão de me acompanharem

todos os dias da minha vida,

e habitarei na tua casa para sempre.


Através desse famoso salmo entramos na intimidade e confiança com Deus.
Experimentamos a tranqüilidade, o silêncio, a restauração, a coragem e a resistência.
É um lindo exemplo da confissão de fé, mesmo no vale da morte! Estas são também palavras maravilhosas de vida!
Tenho me encantado freqüentemente pela maneira com a qual as pessoas de todas as idades se lembram dessas palavras, na crise e na dor.
Tomemos a decisão de entregarmos nossas vidas aos cuidados de Deus, à maneira que O entendemos.
Por mais que o caminho seja áspero, o Bom Pastor sempre nos conduzirá ao conforto e à proteção.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

COM DEUS SALTO MURALHAS!

No início do ano passado, um pastor esteve pregando na igreja que eu freqüentava. Após a pregação, o Senhor usou o servo Dele para falar comigo, revelando e profetizando muitas coisas. Sabia que vinha de Deus tudo o que ele estava falando, por vários motivos que não convém relatar agora. Mas, entre as coisas que ele me disse, eu gostaria de contar uma: Ele disse que me via saltando muitas muralhas, muitas muralhas!
Até aquele momento, minha vida espiritual estava bastante tranqüila. Sem muitas dores, apertos ou preocupações. Nem sabia direito o que seriam as tais muralhas na vida de um crente. Mas, nos meses que se seguiram, elas começaram a aparecer! Foi quando descobri que muralhas são barreiras que tentam impedir nossa caminhada com Deus. Falando dessa forma, parece simples, óbvio. Quero então reforçar : Muralhas são muralhas, não são muros de quintal, nem cercas; não são quebra-molas no nosso caminho, são MURALHAS. Muralhas são barreiras que, aos olhos humanos, são intransponíveis. Por isso que Davi, no salmo 18.29, diz: “com meu Deus eu salto muralhas” - porque ele sabia que sozinho não conseguiria saltar nenhuma delas.
As muralhas, na minha vida, apresentavam-se como situações extremamente difíceis para a minha fé. Sempre com relação a coisas que eu esperava, que eu vinha colocando diante de Deus, há meses, e confiava que Ele agisse em meu favor. São aquelas situações das quais nós dizemos: “Ah, Deus não vai permitir que isto aconteça porque, se acontecer, eu não vou agüentar”. Não passavam muitos dias e aquilo de que eu esperava que o Senhor me poupasse, eu acabava tendo que suportar. Até hoje, humanamente, não sei como eu continuei a minha caminhada com Deus. Depois de passar por essas situações, muitas vezes eu ia para a igreja chorando, ou segurando o choro, e dizendo pra Deus: “Senhor, eu vou para a Tua casa, não porque eu queira ir, mas eu vou porque sei que lá é um hospital e eu preciso ser tratada”. Uma tristeza enorme tomava conta de meu coração, uma espécie de decepção por não ter contemplado o agir do Senhor como eu esperava. Mas, mesmo assim, eu perseverava em seguir o Senhor e tinha muito medo de meu coração se afastar de Deus. Por isso, muitas noites, eu passava um bom tempo chorando e clamando: “Pai, não me deixes cair, não me deixes cair. Pai, não me deixes cair”.
Essa situação se parece com o que os doze espias de Israel viveram. Quando eles foram espiar a terra prometida, depois de passar tanto tempo no deserto, com certeza eles estavam esperando encontrar um povo fraco, debilitado, em menor número do que a nação de Israel. Mas, bem ao contrário, eles encontraram um povo gigante, forte e em maior número. Dez dos espias caíram na fé, desesperaram-se. Porém, Josué e Calebe perseveraram em seguir ao Senhor, independentemente do tamanho da “muralha” a enfrentar.
Nunca vou me esquecer - e é nesta experiência que eu gostaria de chegar -, do dia em que passei por uma das piores situações da minha vida. Cheguei em casa às 22hs, aproximadamente. Tinha feito um compromisso comigo mesma de não dar oportunidade para me desesperar, lamentando diante de Deus o que havia acontecido, porque tinha que crer que o Senhor estava no controle de tudo. Por isso, às 23hs, já estava dormindo. Não passou muito tempo, mesmo dormindo, meu coração começou a se inquietar. Na minha mente, havia uma pergunta se repetindo: Por quê? Por que isso aconteceu? E agora? Acabei acordando e me levantei, era quase meia noite. Levantei minhas mãos pro céu, com o coração apertado, sem saber o que dizer pro Senhor.
Naquela noite, eu sabia que poderia escolher continuar seguindo o Senhor ou deixar de segui-LO. Mas, então, surge a pergunta: “Senhor, para onde iremos? Então veio em minha mente um verso escrito pelo rei Davi:

“quem mais tenho eu no céu?Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”. Salmos 73.25-26

Apesar de meu coração estar inconsolável, escolhi continuar seguindo o Senhor. Mesmo que aquilo que espero, mesmo que meus sonhos não venham a se realizar...
Entristeço, quando me lembro de homens e mulheres que foram cheios do Espírito Santo de Deus, tiveram experiências tremendas com o Senhor, levaram salvação a tantas vidas, mas abandonaram o primeiro amor e muitos já estão longe mesmo do caminho eterno e hoje são ex-homens (mulheres) de Deus.
Muito melhor que as promessas do Senhor é a presença dEle. Estremeço, quando penso que minhas decisões, minhas ações quase me levaram a me afastar do Senhor. Depois de O conhecer, não dá para imaginar como seria viver sem Ele. Sem a presença do Espírito Santo (ou sem dar ouvidos a Ele), tudo perde o sentido.

É certo que ainda terei que saltar muitas muralhas, mas sei também que nenhuma me fara desistir, pois tenho a plena certeza que Deus estará ao meu lado, saltando comigo, isso é que me faz seguir em frente, acreditando sempre no Criador.
Só sei que sem Deus, nada podemos fazer...

domingo, 17 de maio de 2009

HOJE!


"É melhor tentar e falhar,
que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se,
fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar,
ao em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco,
ao em conformidade viver."

(Martin Luther King)

sábado, 16 de maio de 2009

TEMPO MÁGICO ( Rubens Alves)

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.
O essencial faz a vida valer a pena...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

QUANTO VOCÊ VALE?

Um famoso conferencista começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares.
Numa sala com 200 pessoas, ele perguntou:
- Quem quer esta nota de 20 dólares?
Mãos começavam a erguer-se quando ele disse:
-Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto. Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez:
- Quem ainda quer esta nota? As mãos continuaram erguidas.
Bom! - disse ele - e se eu fizer isto? E deixou a nota cair, pisou nela e começou a esfregá-la contra o chão. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:
- E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.
Meus amigos, todos devemos aprender esta lição: não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor. Ela sempre valerá 20 dólares.
E continuou: Pois é! Essa situação também se dá conosco…Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos por decisões que tomamos ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E, assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância.
Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos o nosso valor perante Deus. Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a nossa importância, a nossa valia.
O preço de nossas vidas não é pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que somos.
E somos muito especiais...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

VEJA COM OS OLHOS DA FÉ!!!

Você conhece a lenda do rito de passagemda juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e nãopode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo.Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede.O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. Finalmente...Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.
Nós também nunca estamos sozinhos!
Mesmo quando não percebemos Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele nao esteja conosco.
Nós só precisamos aprender a caminhar pelos os olhos da fé...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

SOFTWARE PARA SUA VIDA

Cliente: Alô… é do Setor de “Atendimento ao Cliente”???
Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil?
Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?
Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?
Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR, enquanto outros programas estão funcionando?
Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?
Cliente: Deixe-me ver… Eu tenho BAIXA ESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.
Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTO ESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. A senhora pode desligálos?
Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?
Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.
Cliente: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?
Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?
Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?
Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.
Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?
Atendente: O que diz a mensagem?
Cliente: Diz: “ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS”. O que isso significa?
Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que “AMAR” sua própria máquina antes que possa amar outra.
Cliente: Então, o que devo fazer?
Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado “AUTO ACEITAÇÃO”?
Cliente: Sim, encontrei.
Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!
Cliente: Obrigada!
Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTO ESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório “MEU CORAÇÃO”. O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa. Também a senhora precisa apagar AUTO CRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.
Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.
Atendente
: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.
Cliente: Sim?
Atendente: o AMOR é um programa grátis.
Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.
O dono, inventor, criador desse Software se chama…Jesus!!! O preço foi devidamente pago por Ele na cruz do calvário, por ti e por mim. Tudo que você teve que fazer para receber, foi abrir o teu coração!!
CLIENTE: obrigada pela sua ajuda!

domingo, 10 de maio de 2009

ALGUÉM PARA ME CHAMAR DE MÃE!!!


Tenho um filho de 16 anos, é meu único filho.
É uma mistura de mim e de seu pai.
Só que muito melhorado.
Ele tem meu jeito, mas é doce e tranqüilo.
Antes de ter um filho eu não tinha muita paciência com criança.
Meu filho mudou isso. Aliás, meu filho mudou tudo.
Ele deu ao Universo um sentido maior.
Eu tenho muitas razões para viver. Mas essa é uma razão que me beija, que me abraça, que diz que me ama. Uma razão de viver que preciso muito mais que quaisquer outras razões.
Aprendi que ser mãe é ser vulnerável, é nunca mais existir por si mesma.
Hoje, definitivamente, sou uma pessoa melhor por causa dele.
O que ele me ensinou é muito mais importante do que eu pude ensinar a ele. Eu o ensinei a andar e a falar, mas ele desenvolveu o meu espírito, minha imaginação, me fez reaprender coisas esquecidas. Ele desenvolveu a motricidade dos meus sentimentos, porque num mundo tão duro, o coração da gente vai perdendo a coordenação motora.
Mesmo hoje ainda, ele se achega a mim, buscando uma proteção, quem se sente na verdade protegida sou eu.

Tenho certeza que meu "professor" ainda vai me ensinar muitas coisas. Seja a mexer no vídeo, no computador, no mp4 ou no meu coração.
Bruno me ensinou que: Os monitores do século XXI são nossos filhos.
Apesar de já ter sentido duplamente a dor de perder um filho, ainda tenho um grande motivo para me alegrar nesse dia e agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ter alguém para me chamar de MÃE!









sábado, 9 de maio de 2009

Quem é essa mulher que acorda cedo e sai para o trabalho?
Quem é essa mulher que trabalha incansavelmente em sua própria residência?
Quem é essa mulher que trabalha fora, chega em casa e continua trabalhando? Afinal, quem é essa mulher? Não importa qual o seu destino, seu "estilo" de vida, importam, sim, os diversos papéis que essa mulher desempenha ao longo de sua existência.
É essa mulher que acorda e prepara o café da manhã, veste-se de mãe, de esposa, tendo sempre em mente o que fará durante o dia, seja em casa, na rua ou no trabalho, delineia o seu dia numa fração de segundos. Termina o café e muda novamente de papel; assume, então, o papel de dona de casa, de executiva, de mãe, de empresária, de motorista dos filhos, de profissional liberal etc.
Se há uma reunião na escola das crianças, é ela quem deverá ir, pois é a mãe, e a mulher; mesmo quando o casal trabalha fora, não há diferença, "ela estará lá".

Se adoece um dos filhos, provavelmente "ela" o levará ao médico, pois "ela" tem mais jeito, é ela quem geralmente se lembra de pequenos e importantes detalhes da infância... Se houver uma festinha no fim de semana, "ela" providenciará a lembrancinha e fará os arranjos necessários para que todos estejam adequadamente vestidos para representar a família.
Termina o dia. Todos voltam para casa e "ela", mais uma vez, muda de papel; agora vai tentar ser a professora dos filhos, é o momento da famosa lição de casa... e ela se irrita, fica nervosa, preocupa-se com o amanhã.
Chegou a hora do jantar... e, mais uma vez ela precisará assumir o papel de dona de casa, de mãe: "Você não se alimentou bem, precisa parar de comer besteira, tem que comer um pouco de verdura... É por isso que você vive com sono, está fraco, precisa se alimentar". Assume também o papel de esposa: "Você tem chegado muito tarde, parece cansado".
Anoitece. E essa mesma mulher assumirá outro papel: não poderá ser a mãe atenta e preocupada, não poderá ser a dona de casa exausta, não poderá ser a profissional eficaz, seu papel agora é diferente: transforma-se em amante de seu próprio companheiro; estará um pouco cansada talvez...
Durante a noite, dorme, descansa, porém estará sempre alerta ao menor ruído na casa: Será um filho chorando? Talvez seja o mais novo, seu pequeno adolescente que brigou com a namorada e não consegue dormir... Será que os mais velhos já chegaram? Estão todos em casa? Pode dormir sossegada? Fecha os olhos e, por vezes, se questiona: "Tenho dado atenção suficiente ao meu marido, aos meus filhos? E se meu filho não passar no vestibular? Como vou me desculpar no serviço, é a segunda vez que me ausento para levar um filho ao médico, mas eles são tão pequenos! E meu marido, ele anda tão calado, será algum problema de saúde? Amanhã, sem falta, vou marcar um consulta para ele também... E o meu novo projeto, será aprovado na empresa? Ah... preciso estar em casa antes das 19h00, é que mandei lavar a cortina da sala... Será que vai dar tempo?
Quantas perguntas ela se faz constantemente, quantas cobranças... Quantos papéis são assumidos diariamente por essa mulher? Quantas vezes ela estará apta a mudar de um papel para outro sem que este interfira negativamente naquele? Enfim, que é este "ser" que oscila entre as mais diversas autoridades e as submissões do seu dia-a-dia? Que imensa complexidade é esta mulher!
De geração em geração, de gestação em gestação, ela renasce e caminha lentamente. Com delicadeza e sensibilidade, porém firme em seus propósitos e perspicaz em suas observações ela vem, gradativa e adequadamente, se fortalecendo e abrindo novos horizontes.
E maio foi o mês que escolhemos para homenageá-la, daquela que trabalha fora, da dona de casa, da esposa, enfim, daquela que sente orgulho de ser mãe.

Vamos todos comemorar o dia delas, porque todo dia é:
DIA DAS MÃES!!!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

FOMOS CAPACITADOS A PERDOAR

Alguém já disse que o perdão é o amor em ação.
Nós éramos filhos da ira e da desobediência, inimigos de Deus, mas Ele provou o seu amor para conosco nos dando o seu Filho para morrer pelas nossas ofensas.
O homem cheio do Espírito Santo não deixa o ódio fazer morada em seu coração.

Tenho vivenciado e visto vidas destruídas e casamentos acabarem por falta de perdão.
Quando não liberamos perdão nossos corações se fecham para a vida.
Creio que muitas das enfermidades adquiridas por pessoas amargas, cheias de ódio e ressentimentos, são frutos de um coração cheio de rancor.
Uma vida cheia do Espírito é humilde e pronta para perdoar, mas os que nos ofendem geralmente são carentes de amor.

O orgulho fecha o coração para o perdão. Perdão é uma questão de decisão. Não se pode impor condição para se perdoar, este não é o princípio encontrado na Palavra de Deus.
Deus não exigiu nada em troca para nos perdoar. O Seu perdão foi incondicional.
A nossa atitude é somente de receber esta dádiva pela fé.

A falta de perdão obstrui o canal da bênção que Deus tem para as nossas vidas. Se buscarmos uma vida cheia do Espírito Santo, estaremos capacitados a perdoar porque a Bíblia nos ensina que o fruto do Espírito é: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...".
É importante dizer que nós refletiremos o relacionamento que mantemos com Deus através da atitude que temos com o próximo.
Se perdoarmos aos homens as suas ofensas, nosso Pai que está no céu também nos perdoará as ofensas.
Esta é uma condição que depende muito mais de nós do que de Deus.
Que Ele nos ajude a aprender a perdoar como o Senhor nos perdoou.