domingo, 29 de março de 2009

É NAS HORAS DE FRAQUEZA QUE COMPREENDEMOS O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA DEPENDÊNCIA A DEUS...

A maioria de nós em algum momento da vida nos perguntamos onde estava Deus quando mais precisávamos dele. Diante de nossas fraquezas e tentações somos capazes de questionar o socorro de Deus, acreditando que ele se calou em meio as nossas angústias e tristezas.
Um dos maiores exemplos de que posso me recordar e onde encontro forças para perseverar nas horas difíceis, é o exemplo de Jó na Bíblia. Jó, em sua angústia, sentiu-se totalmente abandonado por Deus, todos zombavam dele, encorajando-o a abandonar sua fé. “Jó perseverou, no entanto, como todos nós, em alguns momentos, angustiados clamávamos por socorro a um Deus que parecia permanecer calado.”(Jó.30:19,20).
É desesperador pensar que estamos completamente sozinhos diante de nossas adversidades.
Deus quer o melhor para seus filhos, mesmo que para isso Ele precise nos disciplinar com vara, (Hebreus: 12:6, 11) e com certeza Ele não aprecia em nos ver em meio à provações, tribulações ou angústias, na verdade sofre conosco e sente a nossa dor.
Lembro-me de uma lição que meu pai me ensinou quando me deu sua última surra; Eu tinha apenas oito anos. Costumava suportar todas as provocações de meu irmão, mais neste dia eu fiquei bastante zangada e antes que pudesse refletir no que estava fazendo joguei um pedaço de madeira na cabeça dele. Meu pai ficou furioso e com toda razão. Então pegou um elástico velho que usava o bagageiro de sua bicicleta e me deu uma bela surra. Meu bumbum ficou vermelho e machucado, mais meu pai voltou para perto de mim com uma pomada nas mãos, ele chorava tanto quanto eu e cuidadosamente me explicava à razão por que havia me dado aquela surra. Ele realmente não queria fazer aquilo. Ele sabia que sofreria comigo, mas também sabia que era necessário para formação de meu caráter. Se nosso pai da terra que é tão limitado quanto cada um de nós, sofre conosco na hora da disciplina, imagine Deus, nosso pai celeste.Tenho aprendido que quando somos provados e aprovados em algum aspecto, nos tornamos mais aptos para consolar, nossos olhos ficam mais amorosos para as dificuldades alheias e nossos ouvidos mais atentos. É gratificante sentir Deus no controle de tudo. Depender de Deus requer de nós desprendimento e rendição, e isto nem sempre é fácil, por que a maioria de nós somos orgulhosos demais para aceitar o aprendizado de outras pessoas e até mesmo de aceitarmos o aprendizado de Deus. Em geral, somos auto-suficientes o bastante para só o procurarmos quando esgotamos todos os nossos próprios recursos e esforços. A maioria das pessoas só procuram Deus quando esgotam todas as suas tentativas de resolver o problema sozinho. Obedecer a Deus é um ato de fé e amor que poucos tem coragem de fazer, pois exige total confiança diante das situações complexas que não compreendemos. É fácil obedecer a Deus quando há uma garantia de que tudo vai sair bem e que não custe alguma perda ou sofrimento.
É fácil disser que queremos fazer a vontade de Deus, mas nem sempre estamos dispostos a obedecê-lo quando sua vontade é contrária a nossa.

Um comentário:

  1. é verdade ,muitas vezez nos perdemos e não percebemos onde erramos

    ResponderExcluir