terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GRANDE ENSINAMENTO DE UMA PEQUENA ORAÇÃO...


Meditando sobre algo que me aconteceu ontem, me veio a memória uma oração que li há algum tempo no livro "A Oração dos Caçadores de Deus", e que apesar de pequena nos traz grandes ensinamentos. Ela é mais ou menos assim:

“Senhor perdoa-me pelo que fui,
aperfeiçoa o que sou e determina o que serei.”.

Uma curta oração que nos entrega totalmente a vontade de Deus.
Que bom seria se pedíssemos a Deus com sinceridade para perdoar nosso passado. Para esquecer as coisas erradas que fizemos, o problema é que nós mesmos muitas vezes não queremos esquecer as coisas do passado, que ainda fazem parte do presente, pois permanecem guardadas em nossos corações.
As vezes são guardadas no compartimento da saudade. Saudade das coisas erradas de outrora e que hoje não são praticadas talvez por temor, ou simplesmente para se manter uma reputação.
Devemos esquecer nossos pecados, arrancá-los de nossos corações, “as coisas velhas já passaram” devemos lembrar com alegria o momento de nossa conversão sentir saudades de Deus, de falar com Ele de andar com Ele. Nostalgias do pecado não provêm de Deus.
Outro erro em que infelizmente caímos constantemente, é o erro de não esquecer as ofensas, as palavras agressivas, erro de desejar a cada instante que a ”justiça” seja feita, desejar que aqueles que nos fizeram mal sejam castigados. O erro de não perdoar é como um câncer que gera um ressentimento, que se espalha por todo no nosso ser, nos deixando sem forças, nos matando espiritualmente.
Pode ser redundante, mas…. O passado passou.
É como um trem do qual você acabou de desembarcar, ele o trouxe até aqui, mas não poderá nos levar a mais nenhum lugar. Aos poucos nos vemos partindo, e é só, agora devemos nos preocupar com o trem no qual iremos embarcar e muitas vezes eis aí o segundo problema.
Todos nós somos meio desconfiados, não confiamos cegamente no que nos é dito, conferimos na bíblia se o que o Pr. falou é verdade. Quando perdidos pedimos auxílio para alguém na rua ouvimos com atenção as instruções e passados dois quarteirões paramos outra pessoa e pedimos auxilio novamente, só para confirmar. “Vai que o primeiro sujeito me ensinou errado ou vai saber se ele queria me sacanear.” É normal estar desconfiado em tais situações, o problema é que algumas pessoas chegam ao extremo.
E o que isso tem a ver com oração? O que isso tem a ver com a frase: “aperfeiçoa o que sou”?
Para que sejamos aperfeiçoados é necessário que confiamos, acreditamos. Deus quer nos ajudar a ser alguém melhor, Ele nos ensina a ser melhor, o problema é que muitas vezes não acreditamos nas placas.
Muitas vezes não acreditamos na bíblia, as placas que Deus deixou para nos guiar. Desconfiados tomamos atitudes baseados em conselhos em palavras de homens, deixando de lado as palavras de Deus..
Por muitas vezes damos mais importância aos desejos humanos e ao orgulho do que a vontade divina, procurando ajuda em pessoas ao invés de procurar em Deus.
Quer ser aperfeiçoado? Sigam as placas!
Ser aperfeiçoado não significa passar a ser admirado, ser melhor que os outros, ter melhor sorte no amor ou nos negócios. Ser aperfeiçoado por Deus, é abrir mão de suas vontades e ser conduzido pela vontade de Deus , ser aperfeiçoado é um processo muitas vezes doloroso, é ser amassado e queimado para dar origem a um novo vaso.

“ Bem-aventurado o homem que suporta a tentação;
porque, quando for provado, receberá a coroa da vida,
a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
” Tg 1:12

Um comentário:

  1. Solzinha!!!!
    Amo entrar aqui para ler suas mensagens.
    Me transmitem uma enorme paz de espírito.
    Bjkas

    ResponderExcluir